Capuchinhos celebram o trânsito, vida e morte, de São Francisco de Assis

Na noite de terça-feira (3/10), os frades capuchinhos realizaram a celebração do trânsito de São Francisco de Assis, junto com os frades conventuais que estão em Manaus, frei Pedro e frei Flávio, e a comunidade franciscana de Manaus.

A missa foi presidida por frei Mario Ivon e concelebrada pelos freis Sebastião Fernandes, Marcos e Carlo Maria, solenemente com cantos entoados pelo Coral de São Sebastião, regido por frei Fulgêncio Monacceli, e leituras que recordaram um pouco da vida e morte de São Francisco, fato este ansiado pelo santo que desejava ardentemente ir para a morada eterna após ter vivido intensamente os ensinamento de Cristo, amando profundamente toda a criação de Deus.

Segundo o pároco, frei Sebastião Fernandes, trata-se de uma celebração litúrgica, tradição na família franciscana, onde se celebra a morte de São Francisco. “Para nós e para todos os católicos, a morte significa a nossa páscoa e nós celebramos com muito júbilo a morte de um santo, nesse caso São Francisco de Assis”. Ao festejarmos vemos sempre São Francisco como exemplo de vida evangélica para todos nós”, destacou.
A morte, realidade angustiante e repleta de esperança para muitos, era chamada por Francisco de irmã, pois a via com muito carinho e acreditava ser o único caminho para a ressurreição. Francisco de Assis morreu em 3 de outubro de 1226, dois anos após ter recebido os estigmas sagrados, vinte anos após sua conversão. Deu seu último suspiro na Porciúncula, local onde recebeu abundantes dons do Espírito Santo. Lá foi colocado nu sobre a terra nua, pois em tudo quis conformar-se com Cristo crucificado que esteve pendente na cruz, pobre, cheio de dores e nu. Os escritos mostram que o santo, após ter completado em si mesmo todos os mistérios de Cristo, voou feliz para Deus.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários