Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Área Missionária N.S. Rosário festeja sua padroeira com missa presidida pelo arcebispo

 

Na noite da última sexta-feira (7/10), o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, presidiu a celebração em honra a padroeira da Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, que foi concelebrada pelo pároco Pe. Orlando Barbosa e pelo Pe. Sabino, da Paróquia São Francisco de Assis. Durante a celebração, além das homenagens à Maria Mãe de Misericórdia, também aconteceu o envio de 17 Ministros da Palavra e da Eucaristia.

Antes da celebração, houve um momento inicial realizado na área externa da igreja com as crianças da catequese que realizaram o terço luminoso enquanto a fanfarra da Escola Municipal Vicente de Paula fazia uma breve apresentação de algumas músicas religiosas. Logo após, Dom Sérgio e dos demais religiosos e devotos, adentraram a igreja para dar inicio a celebração com a entrada da imagem de Nossa Senhora do Rosário, muito aplaudida pelos fiéis.

Em sua homília, Dom Sérgio salientou a importância do rosário, que é um dos símbolos mais católicos que existe. “O rosário é um objeto simbólico da nossa fé, da fé católica. É a oração dos pobres, pois para rezar o terço não se precisa de roupa diferente e pode-se rezar até utilizando os dedos. Rosário é a oração do povo, a oração que o Papa reza. É a oração de todas as horas, alegres e tristes. É uma oração completa. E, uma das formas de homenagear a nossa padroeira, é rezando o rosário”, disse o arcebispo.

Dom Sérgio também salientou as leituras do dia com o foco em Maria, como mãe de Jesus e nossa mãe. “Maria reconhece a ação de Deus na sua vida e agradece as maravilhas que fez nela, como vimos no Evangelho, quando houve a anunciação do nascimento de Jesus, o Verbo que se faz carne e habitou entre nós. Sem dúvida o momento mais sublime da história, que aconteceu graças ao sim que Nossa Senhora deu para que pudéssemos contemplar os mistérios da nossa fé gerando o filho de Deus”, explicou o arcebispo.

Antes do encerramento da celebração, os seis grupos missionários que atuam nas comunidades, fizeram uma bela homenagem ofertando buquês de flores com muito carinho e amor aos pés da imagem de Nossa Senhora. “Queremos agradecer a todos que vieram celebrar a padroeira da Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, com a alegria de receber o nosso querido arcebispo, onde juntos tivemos a oportunidade de fazer também memória à Maria, Mãe de Misericórdia neste ano que foi dedicado à misericórdia pelo nosso Papa”, disse o pároco pe. Orlando.

montagemrosario01

Envio dos ministros e arraial

Não há dúvida que foi uma missa muito emocionante, participativa, repleta de cânticos muito bem cantados em homenagem à Maria, e, com certeza um dos momentos marcantes da celebração foi o envio dos novos 17 Ministros da Palavra e da Eucaristia. “Nós tínhamos 10 ministros aqui na área missionária, fazendo o trabalho nas ruas e nas casas, e a gente sente uma gratidão imensa quando vemos crescendo a quantidades de leigos para o serviço”, disse o Pe. Orlando.

Ao término da celebração, toda a comunidade foi convidada a participar do arraial que foi realizado durante o fim de semana na frente da igreja com muita alegria e muito festejo. “O arraial tem como objetivo, arrecadar fundos para a construção da igreja da comunidade de Santa Luzia, uma comunidade muito pobre e carente de infraestrutura, por isso queremos levantar um templo para celebrar com mais dignidade”, explicou Viviane Alves, coordenadora geral da comunidade.

Por Érico Pena – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz