Irmãs Doroteias celebrar os 106 anos da presença no Amazonas e da existência do Colégio em Manaus

As Irmãs Dorotéias, em comemoração pelos 106 anos do Colégio Santa Dorotéia em Manaus, convidaram o arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani para presidir, na manhã do dia 6 de outubro, a missa concelebrada pelo padre Marco Antônio que marcou o início das comemorações pelos 106 anos do Colégio Santa Doroteia. Participaram crianças e jovens que estudam nesta instituição educacional e alguns professores do quadro docente, conforme comportava o espaço da capela.
O Colégio Santa Doroteia é uma Instituição Educacional fundada e mantida pela Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia do Brasil, obra iniciada em 7 de outubro de 1910, quando chegaram a Manaus, as cinco primeiras Irmãs Doroteias, atendendo à solicitação do então Bispo do Amazonas, Dom José Lourenço de Aguiar. São 106 anos dedicados à educação, concretizada na formação eficiente, que se alicerça nos princípios cristãos, visando promover o respeito e a valorização da vida.

Segundo a diretora, Irmã Ildes Lobo, comemora-se os 106 anos da presença das Irmãs Doroteias no Amazonas e do Colégio Santa Dorotéia que permanece por sempre cumprir a missão de educar. “É uma graça muito grande celebrar 106 anos, e isso quer dizer que a escola cumpre a sua missão de educar. Temos uma tradição, mas isso não dispensa uma atualização continua pedagógica, da espiritualidade, dos professores. Então, o legado de Santa Paula está sendo continuado pelas Irmãs Dorotéias e tantos leigos que fazem parte da família Dorotéia”, afirmou.

Dom Sérgio afirmou que Deus sempre esteve presente na história desta escola e conduziu sua história, como o salmo recitado nesta celebração, Deus visita o seu povo e, certamente visitou Manaus quando trouxe as irmãs e o colégio, pois Deus nunca nos abandona, escuta as nossa preces, dá os seus dons. “Ele cuida da educação dos nossos jovens, pois a educação vem do Espírito Santo que nos educa e transforma. Temos uma história bonita de educação e salvação. Fazemos parte desa história”, destacou o arcebispo.

Ao final, em um só coro, crianças, jovens e adultos cantaram os parabéns e em seguida entoram o hino da escola.

No dia 7, data do aniversário, os ex-alunos e seus familiares foram convidados a participar de uma missa, às 18h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom José Albuquerque.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários