Procissão, missa campal e arraial encerram os festejos de São Francisco de Assis

Aproximadamente 3 mil pessoas, entre leigos, religiosos e devotos de São Francisco de Assis, participaram da procissão em homenagem ao santo, que aconteceu na tarde desta terça-feira (04/10), nas ruas próximas à paróquia do padroeiro, localizada na praça Coari S/N, bairro São Francisco. Após a procissão, os fiéis participaram ainda da missa campal, realizada na área do estacionamento da igreja, presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani e concelebrada pelo pároco, Pe. Sabino Andrade e outros padres convidados. Ao fim da celebração, muitos permaneceram no local para prestigiar o arraial, finalizando assim os festejos do padroeiro e o jubileu de 60 anos da Paróquia de São Francisco Assis.
Não há dúvidas que São Francisco de Assis é um dos santos mais populares e queridos, e isso pode-se constatar no período em que acontece seus festejos espalhados nas comunidades e paróquias que levam seu nome, onde todos participam e ajudam da maneira que podem. Outro bom exemplo dessa imensa devoção coletiva dos fiéis, é claramente demostrada na tradicional procissão em homenagem ao santo, que todos os anos é realizada atraindo cada vez mais, um número maior de pessoas que fazem uma caminhada por várias ruas do bairro, orando e louvando, com seu terço ou a imagem do santo na mão e muitas é claro, pagando rigorosamente suas promessas.
Como por exemplo Nora Bezerra, devota que há dez anos cumpre a promessa de fazer todo o trajeto da procissão descalça e usando o hábito de São Francisco. Segundo ela, é para pagar uma graça alcançada pela recuperação da saúde de sua filha caçula. “Aos dois anos minha filha Walesca teve uma infecção intestinal e fizemos de tudo para curá-la mas não estávamos conseguindo. Aí eu fiz essa promessa à São Francisco e ela começou a melhorar até ficar completamente curada e por isso eu pago essa promessa todos os anos”, disse a mãe, toda contente, ao caminhar em procissão ao lado da filha que hoje está com 11 anos, saudável e feliz.
E assim os fiéis foram caminhando, com Dom Sérgio a frente da multidão durante mais de uma hora conduzindo seu rebanho até retornarem à área externa da paróquia, para assistir a missa campal presidida pelo arcebispo e concelebrada pelo padre Danival Lopes, pelo Frei Manoel (OFMConv), além é claro do pároco, padre Sabino que não escondia a alegria de celebrar não apenas os festejos do padroeiro, mas também os 60 anos de existência da paróquia de São Francisco de Assis. “Louvemos a Deus por tantas bençãos e graças derramadas na história dessa paróquia e rezemos para o Espírito Santo nos impulsione em nossa missão, animando-nos para os próximos anos de caminhada”, disse o pároco ao dar as boas vindas.

Em sua homilia, Dom Sérgio convidou a todos a fazerem uma breve reflexão sobre as leituras que foram realizadas ainda em procissão e depois salientou a importância de São Francisco de Assis para igreja. “Francisco até hoje brilha como a estrela manhã, como a lua cheia no meio das nuvens, pois ele foi o homem que restaurou a igreja, amava o corpo de Cristo e o povo de Deus. Ele sem dúvida foi um grande exemplo para nós de cristão, um verdadeiro santo, sábio, prudente, perseverante, defensor da vida, mas que também sofreu e carregou sua cruz como Jesus carregou. E esse é o grande convite que fica, caminhar e seguir Jesus, formando comunidade, formando igreja, assim como São Francisco fez”, comentou o arcebispo

Dom Sérgio também parabenizou a paróquia pelos seu jubileu de diamante e os 36 anos de sacerdócio do padre Sabino. “Hoje nós estamos comemorando 60 anos dessa paroquia, que leva o nome do homem mais importante do primeiro milênio, um lugar onde se celebra a eucaristia, exercita a caridade e é a casa da palavra, e hoje nos alegramos também em poder comemorar com o Pe. Sabino, 36 anos carregando as marcas de Jesus a exemplo de Paulo e de Francisco e que continue nesse caminho por muitos anos”, disse. Ao fim da celebração, Pe. Sabino fez uma singela homenagem lembrando de todos os sacerdotes que já foram párocos ao longo das seis décadas da paróquia e também agradeceu a todos que direta ou indiretamente ajudaram na organização dos festejos do padroeiro.

montagem-_-festa-sao-francisco-_-60-anos-paroquia