Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Doroteias celebram 106 anos de presença no Amazonas e existência de sua instituição educacional

As Irmãs Dorotéias, em comemoração pelos 106 anos do Colégio Santa Dorotéia em Manaus, convidaram o arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani para presidir, na manhã do dia 6 de outubro, a missa concelebrada pelo padre Marco Antônio que marcou o início das comemorações pelos 106 anos do Colégio Santa Doroteia. Participaram crianças e jovens que estudam nesta instituição educacional e alguns professores do quadro docente, conforme comportava o espaço da capela.

 

O Colégio Santa Doroteia é uma Instituição Educacional fundada e mantida pela Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia do Brasil, obra iniciada em 7 de outubro de 1910, quando chegaram a Manaus, as cinco primeiras Irmãs Doroteias, atendendo à solicitação do então Bispo do Amazonas, Dom José Lourenço de Aguiar. São 106 anos dedicados à educação, concretizada na formação eficiente, que se alicerça nos princípios cristãos, visando promover o respeito e a valorização da vida.

 

Segundo a diretora, Irmã Ildes Lobo, comemora-se os 106 anos da presença das Irmãs Doroteias no Amazonas e do Colégio Santa Dorotéia que permanece por sempre cumprir a missão de educar. “É uma graça muito grande celebrar 106 anos, e isso quer dizer que a escola cumpre a sua missão de educar. Temos uma tradição, mas isso não dispensa uma atualização continua pedagógica, da espiritualidade, dos professores. Então, o legado de Santa Paula está sendo continuado pelas Irmãs Dorotéias e tantos leigos que fazem parte da família Dorotéia”, afirmou.

 

Dom Sérgio afirmou que Deus sempre esteve presente na história desta escola e conduziu sua história, como o salmo recitado nesta celebração, Deus visita o seu povo e, certamente visitou Manaus quando trouxe as irmãs e o colégio, pois Deus nunca nos abandona, escuta as nossa preces, dá os seus dons. “Ele cuida da educação dos nossos jovens, pois a educação vem do Espírito Santo que nos educa e transforma. Temos uma história bonita de educação e salvação. Fazemos parte desa história”, destacou o arcebispo.

 

Ao final, em um só coro, crianças, jovens e adultos cantaram os parabéns e em seguida entoram o hino da escola.

No dia 7, data do aniversário, os ex-alunos e seus familiares foram convidados a participar de uma missa, às 18h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom José Albuquerque.

 

Por Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

montagem-_-missa-106-anos-santa-doroteia



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz