Arquidiocese inicia mês de oração pelo encarcerado como parte do Jubileu da Misericordia

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Manaus promoveu na manhã da última quarta-feira (5/10), na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, uma missa presidida por Dom Sérgio que marcou o início do mês em que a Igreja Católica convoca todos a intensificar as orações pelos encarcerados.

Na homilia, Dom Sérgio enfatizou a importância do perdão para todos. “Jesus nos ensinou o Pai Nosso, em que a primeira coisa é chamar a Deus de Pai, querer que o Reino de Deus venha e que seja feita a vontade do Pai, depois ter a humildade de pedir o pão e o perdão, duas coisas sem as quais a gente não vive. Perdoar e ser perdoado é essencial, pois sem perdão a vida acaba e vem a violência e a morte. Santo Agostinho disse que tudo o que precisamos pedir está no Pai Nosso, pois necessitamos de comida e de perdão que envolve união, reconciliação, amor, amizade, compaixão. Deus, Pai misericordioso, enviou Jesus para nos dar pão e perdão, por isso rezamos sempre o Pai Nosso”, destacou o arcebispo.

 

Na oportunidade, a agente da Pastoral Carcerária, Maria Matos de Souza, explicou aos presos o que é o jubileu do encarcerado.  “O jubileu significa o amor, o perdão e a misericórdia que temos que ter para com conosco e para com o próximo. E serão convidados os familiares dos presos e os que encontram-se em regime semi-aberto para participarem, no dia 6 de novembro, às 7h30, na Catedral, da missa de encerramento deste mês de oração.

O diácono Paulo Sérgio explicou que será um mês em que a Igreja intensifica as orações pelos que se encontram presos e que a Pastoral Carcerária irá realizar atividades em todas as unidades prisionais que estão dentro da Arquidiocese de Manaus, estimulando tanto os detentos como seus familiares às práticas do perdão e da misericórdia.  Ele afirmou que o perdão é a comunicação com o outro, com misericórdia e refletindo o rosto de Jesus àquele que está ao nosso lado, amando os nossos inimigos, aqueles que nos fizeram mal, sendo esse o ato maior: pedir e dar o perdão.

“Dentro do jubileu da misericórdia, no ano de 2016, o papa convoca vários grupos e um deles é dos encarcerados, que será no dia 6 de novembro em Roma.  Por isso, nós queremos entrar em comunhão com ele e hoje aconteceu a abertura desse jubileu em todas as unidades prisionais, onde serão feitas inúmeras atividades, sobretudo celebrar a reconciliação. O sentido do jubileu é o perdão, pois sem perdão ninguém vive. Para nós, visitar o preso é uma obra de misericórdia, mas aqueles que não podem ou não querem visitar, podem ao menos estar em comunhão, rezando pelos encarcerados e colaborando com aqueles que vão visita-los. Também é uma grande oportunidade para que a sociedade pense no sistema carcerário, cuja população parece ser invisível. Para quem está dentro do sistema, os presos, é uma oportunidade de se perdoar e reconciliar-se com a sociedade”, explicou Dom Sérgio.

O encerramento deste jubileu acontecerá no dia 6 de novembro, com celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Manaus, às 7h30, para o qual serão convidados os presos do regime semi-aberto e os familiares dos presos do regime fechado.

Por Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários