Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sérgio participa do 2º Encontro de Formação com agentes das PASCOM

Na tarde deste último sábado (1/10), a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Manaus, promoveu o 2º Encontro de Formação com todos os agentes da Pascom das Paróquias e Áreas Missionárias, com o tema: Aprofundando a Relação Entre Pastoral e Comunicação. O encontro foi realizado no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM), tendo entre seus palestrantes o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Geraldo Bendaham e o Coordenador da PasCom Catedral Metropolitana de Manaus, Ivanildo Gama Bastos

Sendo um encontro de comunicadores e agentes de pastoral, não poderia deixar de começar com uma dinâmica, para quebrar o gelo e conhecer melhor cada participante e o local de atuação. “Nós fizemos a mística das redes (para lançarmos em aguas mais profundas, pois somos pescadores de homens) e dos rios, que tem por objetivo tornar todos interligados para a formação da Casa Comum, que é justamente a ideia da comunicação, que significa comunicar a ação, e, como Jesus foi um grande comunicador, usamos esse simbolismo para continuar o seu propósito, de divulgar o sua obra e sua missão”, disse Nilo Praxedes, secretário do eixo de formação e métodos pastorais da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), que comandou a dinâmica inicial.

Segundo a Irmã Carmelita, uma das organizadoras do encontro, entre os objetivos da formação está o de criar um vínculo entre as pascons paróquiais para que elas tenham um contato maior com a Pascom central. “Esse é o primeiro encontro desse semestre e o segundo do ano, achamos por bem começar o mês missionário com essa formação trazendo um pouco de espiritualidade para os comunicadores das 21 paróquias que tem Pascom, de forma gerar uma união com a Pascom arquidiocesana, além disso, pretendemos indicar e convidar pessoas para formar uma comissão arquidiocesana de animação e comunicação”, comentou a Irmã.

Após as devidas apresentações, foi a vez de iniciar as palestras com os convidados, o primeiro a tomar a palavra foi Dom Sérgio, que salientou a importância de o comunicador buscar a espiritualidade e ter Jesus Cristo no centro da vida cristã. “A comunicação não pode ser fofoca, tem que ser um fato verdadeiro e não se consegue ter uma concepção maior daquilo que não se participa, por isso é importante ao comunicador, além de ser misericordioso, também participar de uma comunidade cuja a base é a espiritualidade, pois a vida no espirito e a comunhão fraterna o torna ramos da mesma videira, ninguém fica solto e todos são ligados a um lugar de referência”, comentou.

Depois das palavras de Dom Sérgio, os participantes se dividiram em pequenos grupos para fazer um breve trabalho de equipe baseado na palestra do bispo. Após o pausa para o lanche, foi a vez do Pe. Geraldo falar sobre a estrutura da arquidiocese, explicando o organograma de como estão constituídos os setores (pastorais, conselhos, movimentos e serviços) e a organização eclesial, enfatizando a dimensão da comunhão, participação e sinodalidade. Na sequência, Ivanildo e sua esposa Fernanda, fizeram o repasse das informações do 5º Encontro Nacional da Pascom, com a temática Comunicação e Liturgia, realizado em julho desse ano, em Aparecida (SP) e encerraram o encontro com o convite para o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Multicom) a ser realizado em meados de agosto de 2017, em Joinville (SC).

Por Érico Pena – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

montagempascom


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz