Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Peregrinação, missão e celebração fizeram parte de mais uma edição do Mochilaço Jovem

O evento que está em sua quarta edição e foi realizado pela Casa Magis Manaus, nos dias 24 e 25 Setembro, com o tema: “Mochileiros(as) no Serviço e Cuidado com a casa comum” e o lema: “Para que venha o vosso reino de justiça, paz, amor e beleza”, trecho da oração da Carta Encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco.

Com uma programação diferenciada, a peregrinação teve como ponto de partida à comunidade Santa Margarida de Cortona, localizada no bairro Alfredo Nascimento, do setor pastoral Dom Luiz da Arquidiocese e seguiu em direção à comunidade São João Batista no km 6 da BR 174, totalizando assim, 23 km de caminhada, com início às 8h da manhã de Sábado (24). Durante a peregrinação foi dado o enfoque aos cinco sentidos relacionando com a discussão socioambiental. Desta maneira, destaca-se: a Visão, parada para contemplar o projeto social de economia solidária, Oca da Juventude, na comunidade Santa Joana Darc, no bairro Aliança com Deus, que desenvolve trabalhos de reciclagem transformando garrafas pets em vassouras.

Seguindo a programação, depois de 12 horas de caminhada, com pausa para o almoço na comunidade Sagrada Família, Monte das Oliveiras, o evento prosseguiu com a acolhida dos mochileiros(as) pela comunidade que os esperava, ainda no dia 24 seguiu-se com jantar, partilha e terminando o dia com vigília dos mártires da Amazônia. Já no Domingo (25), após a oração e o café a programação continuou com uma formação introdutória sobre a Encíclica Laudato Sí que foi explanada pelo Padre Vanildo Pereira Silva, Sj. Segundo ele “somos, todos, co-responsáveis pela obra da criação”.

E como novidade deste ano, o evento contou com atividades diferenciadas que exigiram e foram convidados os jovens a saírem de si, ao encontro do outro e para o outro, por meio da missão com visita às famílias, com oficinas, jogos socioambientais, gincana ecológica nas comunidades de Aparecida no Km 04 e São João-Km 06, da BR 174. E o evento foi finalizado com a Santa Missa, presidida pelo Padre Silas Silva, sj, coordenador da Casa Magis e pelo padre José Ribeiro de Oliveira, responsável pela área missionária São João XVII, e distribuição de mudas para os comunitários, simbolizando o nosso gesto concreto. Estavam presentes na missa jovens e comunitários que fizeram uma bonita celebração.

Para o jovem Alberdan Simões da Área Missionaria Santa Margarida de Cortona que participou pela segunda vez do mochilaço, ele destaca que o evento lhe proporcionou o conhecimento sobre a problemática que envolve questões ambientais e a importância de visitar às famílias. Nesse sentido, o jovem ressalva o seu encontro que teve com um casal de idosos que conheceu durante a missão, no qual irão completar 55 anos de casados e mesmo com o pesar da idade e a falta de saneamento participam todos os Domingos da Santa missa.

Curiosidade

A primeira edição do Mochilaço Jovem ocorreu em 2012 organizado pelos catequistas para os catequizandos de crisma da Paróquia Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, com a colaboração de um jesuíta que atuava na época. No ano seguinte o evento foi organizado em parceira com catequistas e a então, Rede Inaciana da Juventude (RIJ) da Companhia de Jesus (Jesuítas). E, em 2014 com a RIJ tomando a forma de Casa Magis o evento não foi realizado pelo momento transitório de organização interna. Assim, o Mochilaço volta em 2015 sendo organizado pela já existente Casa Magis Manaus e conta com a mais nova edição em 2016.

Conheça

Oca da Juventude

A Oca da Juventude é o projeto de economia solidária criado pela juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, fica localizada na comunidade Santa Joana Darc, Aliança com Deus e foi vencedora de vários prêmios nas áreas de ecologia, economia solidária e meio ambiente.

Casa Magis

A Casa Magis Manaus é uma obra social da Companhia de Jesus (Jesuítas) para as juventudes, localizada na rua Boa Sorte, Presidente Vargas, 43, tem como foco a promoção de eventos para contribuir na formação integral dos jovens através de formações, debates para difundir a espiritualidade inaciana. Também é um espaço comum das juventudes para encontro de grupos, leituras, espaço para encontro de trabalhos escolares e acadêmicos.

Horário de funcionamento: Quarta, Quinta de 9h às 12h, Sexta de 9h às 12 e 16h às 20h

 

Por Arthur Beleza Amorim Comunicador da Casa Magis e Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus
Fotos: Ana Lucia e Arthur Amorim Comunicadores da Casa Magis

img_3044 2016-09-24-10-13-02-1  img_3350img_3385

Confira os registros fotográficos do evento no link:
https://www.facebook.com/CasaMagisManaus/photos/?tab=album&album_id=1371463762880892

 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz