Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Realizada a assembleia anual da associação jurídica mantenedora do Itepes

Bispos da Regional Norte 1 e religiosos membros da Associação Amazônica para a Pesquisa e Educação Cristã (AAPEC) estiveram reunidos na manhã do dia 16 de setembro, no auditório do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), para a assembleia anual em que foram apresentadas as atividades do Itepes do período de 2015 a 2016 e prestação de contas dos recursos recebidos e gastos para a execução dos cursos e manutenção de sua estrutura física.

O diretor executivo, padre Raimundo Vanthuy Neto, apresentou as atividades acadêmicas como os cursos de Teologia e de Realidade Amazônica; as Escolas Bíblicas, Pastoral e Litúrgica; Atualização do Diaconato Permanente, Escola de Capacitação Litúrgica Regional Norte 1; além das assessorias intensivas, ciclo de debates e projetos. Padre Cândido Cocaveli, diretor administrativo, tratou da questão financeira apresentando o recurso total obtido, os gastos com funcionários, despesas prediais, despesas com os cursos e projetos, investimentos com reformas e equipamentos. Também apresentaram projetos futuros e perguntaram aos bispos quais demandas formativas possuem a fim de planejar novos cursos de acordo com as necessidades de cada prelazia e diocese.

Por fim, Padre Marco Antônio agradeceu ao empenho da equipe administrativa da AAPEC que tem trabalhado muito para manter o ITEPES e mostrar o valor que esta instituição tem para as prelazias e dioceses do Regional Norte 1. Dom José também proferiu palavras em agradecimento pelo esforço feito para dar continuidades aos trabalhos buscando recursos, firmando parcerias, cobrindo lacunas de professores qualificados, pensar projetos para formação.

Sobre a AAPEC

A AAPEC foi criada em 2006, após a extinção do antigo Centro de Estudo do Comportamento Humano (Cenesc), diante da necessidade do Regional Norte 1 da CNBB de ter uma mantenedora para captar recursos para sustentar juridicamente o Itepes, além de ser um meio de captar recursos para manter suas atividades de educação cristã. Dessa forma, os cursos de formação dos padres, diáconos, religiosos e religiosas, e leigos continuaria em Manaus. O presidente é sempre o bispo metropolitano, no caso o Arcebispo de Manaus, e administrativamente o auxiliam a equipe administradora do Itepes, padre Vanthuy, padre Cândido e irmã Célia Santos. É composta pelos associados que são os bispos das dioceses e prelazias que pertencem ao Regional Norte 1 e congregações religiosos e institutos afins que queiram estar associados. As irmãs Doroteia, as irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, os frades capuchinhos, os redentoristas, salesianos, dentre outros.

assembleia_itepes



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz