Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sérgio inaugura filial da Associação Sagrada Família – ASFA em Manaus

Na noite desta última sexta-feira (16/9), o arcebispo de metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, participou da inauguração da Associação Sagrada Família (ASFA II), situada na rua Duque de Caxias, 1823, Praça 14 de Janeiro, onde juntamente com o Padre Delair Sebastião Cuerva, presidente e fundador da ASFA, vindo diretamente da sede, em Botucatu (SP), inauguraram oficialmente a segunda filial (a primeira é em São Paulo) no Brasil. Será um local que tem como missão ajudar aqueles que mais necessitam, sobretudo os idosos, pessoas com câncer e portadoras da AIDS.

Segundo Tânia Alcântara, o sonho de se criar uma filial da ASFA em Manaus foi uma ideia que partiu da sua mãe, Dona Tirza, que infelizmente faleceu cinco dias antes da inauguração. “Minha mãe estava muito feliz com a construção dessa casa, infelizmente no último domingo (11) ela faleceu aos 90 anos em virtude do agravamento de uma doença pulmonar que ela tinha, mas tenho certeza que ela está vendo tudo lá do céu, pois esse é um sonho que começou há cinco anos, quando minha mãe conheceu o padre Delair pessoalmente e surgiu a ideia de construir um local que pudesse cuidar dos idosos porque ela também fazia parte de um grupo”, comentou Tânia.

Desde então, toda a família e amigos mais próximos se mobilizaram na realização de pequenos eventos para arrecadar dinheiro e dar início à construção que começou em abril desse ano, tendo a frente o senhor Alberto Mesquita de Alcântara, esposo de Tânia que cedeu o terreno e ficou, dia após dia, acompanhando o avanço das obras. “Agradecemos a todos que contribuíram e ajudaram no pouco e no muito, a semente começou a germinar, agora cabe a cada um de nós fazer de tudo para ela possa crescer e florescer”, disse Alberto, que após o discurso de abertura, recebeu das mãos do padre Delair, uma placa de homenagem e reconhecimento ao trabalho que realizou.

De acordo com a Tânia, a “ASFA II: Dona Tirza”, como passou a ser conhecida, funcionará como uma espécie de creche para idosos. “Aqui teremos um lugar para ajudar às pessoas que necessitem de algum auxílio, mas o nosso público será os idosos, que virão para cá para passar o dia, lanchar, almoçar e realizar algumas atividades para se distrair e se sentir vivo, melhor do que ficar em casa sem fazer nada. Para isso vamos iniciar com alguns voluntários que irão colaborar com palestras, aulas de artesanato e outras coisas que ainda estamos organizando”, disse Tânia com um sorriso de alegria.

Após a solenidade de inauguração, todos os presentes participaram da celebração eucarística presidida pelo Padre Delair, cantor e atualmente apresentador do programa Benção na noite, na TV Aparecida. “Parabéns por vocês terem acreditado nessa obra, queria muito que todos os idosos da minha ASFA tivessem o ânimo da dona Tirza, acredito que ela deve esta lá no céu torcendo para que a ASFA daqui também vá pra frente. Para mim conhecer todos vocês, sobretudo a família Alcântara foi uma grande alegria. Que Deus abençoe a todos”, disse o celebrante.

As palavras do arcebispo

Dom Sérgio não escondia a imensa alegria e satisfação de poder participar da inauguração de uma casa de acolhida e de misericórdia com os que mais precisam e, às vezes, são desamparados pela sociedade. “A inauguração de uma casa tão importante como essa vem coroar uma semana intensas de atividades que tivemos, a começar pela Assembleia do Regional 1, seguido a festa da Santa Cruz e das Dores de Maria. Estamos no ano da misericórdia e Arquidiocese de Manaus está muito feliz por ganhar esse grande presente, esse é o verdadeiro espírito de ser igreja”, comentou.

Após “cortar” a faixa da placa de inauguração, juntamente com dona Tânia e o padre Delair, Dom Sérgio lembrou da parábola dos frutos e da semente, salientando que agora todos nós somos responsáveis por essa obra de Deus. Logo em seguida, o bispo abençoou a todos e aspergiu água benta na assembleia, um momento de muita emoção a todos os presentes. “Vocês estão de parabéns, pois têm um pastor e tanto, um homem de muita fé, sabedoria e unção”, disse o padre Delair ao se despedir do arcebispo que por motivos de viagem, teve que se retirar antes de começar a celebração.

 

montagem___inauguracao_asfa



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz