Bispos encerram assembleia elencando focos de atuação para leigos do Regional Norte 1

Durante quatro dias, no período de 12 a 15 de setembro, aconteceu no Centro de Treinamento Maromba, a 44ª do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reunindo bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, delegados das pastorais, serviços, organismos e movimentos, superiores ordens e congregações religiosas do Amazonas e Roraima, para realizar o estudo do Documento da CNBB n.105: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, tema central da assembleia, e como os frutos das futuras as ações terão a aplicabilidade na realidade local.

Para Dom Mário Antônio, presidente do Regional Norte 1, a assembleia teve um saldo muito positivo, onde depois do que foi descutido ao longo desses dias, pode-se estabelecer as principais estratégias para ajudar o cristão leigo desempenhar melhor seu serviço. “Concluímos verificando a importância do trabalho, da presença e da atuação dos leigos e leigas nas nossas comunidades, bem como identificamos os desafios e dificuldades que encontramos no dia a dia, para combater esse problema, fomos convidados a elaborar algumas pistas de ação para ajudar no trabalho de evangelização no campo do Laicato”, disse.

Dom Mario também comentou sobre os três focos de atuação, sobre as quais as pistas de ação vão se basear: formação, acompanhamento e articulação. “Queremos a partir dessa assembleia, nos empenhar mais para que os cristãos leigos e leigas recebam uma formação mais continua, permanente e que seja um processo de evangelização na vida de todos, para isso iremos estabelecer um acompanhamento mais efetivo e frequente para ter mais proximidade, e também uma articulação, começando a criar ou fortalecer os conselhos de leigos e leigas nas nossas igrejas pariculares. Estamos conscientes dos desafios que vamos ter pela frente, por isso vamos caminhar de mãos dadas para profuzir frutos e vencer as dificuldades”, explicou

montagem__enceramento__44_assembleia_regional