Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão e missa marcam festejos de Nossa Senhora dos Remédios

Fiéis e devotos de Nossa Senhora dos Remédios participaram, na noite de ontem (8/9), da procissão e missa em honra a santa padroeira da paróquia. A procissão foi conduzida pelo pároco Bento Pavão e a celebração foi presidida pelo arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, que juntos com à comunidade, comemoraram o dia da Festa da Natividade de Nossa Senhora com cânticos, louvor e animação.

Antes de dar início à celebração, todos os presentes foram convidados a participarem de uma caminhada ao redor da praça que fica em frente à igreja, e em procissão foram cantando, orando e fazendo breves paradas para rezar e meditar sobre alguns assuntos que tem a ver com a realidade da tradicional paróquia, como: violência, drogas, imigrantes, enfermos e outros. Após o breve percurso, todos retornaram novamente para a igreja, onde iniciou a santa missa.

“Hoje celebramos a Natividade de Nossa Senhora, na Igreja Católica, somente três pessoas celebram essa festa: Jesus, João Batista e Nossa Senhora. Nós pedimos à Nossa Senhora dos Remédios pelos desempregados, pelas crianças de rua, por um mundo sem violência, pelos doentes e para que Ela possa trazer a salvação para a cada um que tem fé em Deus e segue as palavras do Evangelho”, salientou Dom Sérgio em sua homilia, como sempre muito conciso e centrando nas leituras e no Evangelho do dia, de onde busca sempre trazer uma mensagem para os fiéis baseado nas palavras de Deus.

Vindo diretamente de Curitiba(PR), o senhor Luiz Pisewiski e sua família (mulher e três filhas), vê essa celebração como mais uma bela demonstração de amor à Maria. “Eu acho muito bonito essa devoção e esse carinho à Maria, que é o primeiro sacrário do filho de Deus, e, se nós que temos nossa mãe gostamos quando se fazem carinho a ela, acredito que Jesus também fica muito feliz com essas homenagens”, disse o curitibano que apesar de visitante, já estava se sentindo em casa com a hospitalidade local, ao ponto de ser um dos voluntários que carregou o andor da santa durante a procissão.

De acordo com a professora Maria das Graças Rodrigues, uma das fiéis mais antigas da paróquia, a igreja além do lado religioso também trabalha com o lado social. “Apesar de ser no centro e em uma área considerada de risco com “n” problemas, é uma igreja bem ativa e vale destacar a pastoral da saúde, visitando as pessoas em casa diariamente e também a pastoral do imigrante, onde fizemos a acolhida dos primeiros haitianos que chegaram a Manaus e, no salão paroquial, ainda funciona uma escolinha para os filhos de catadores de lixo e feirantes, tudo feito por professores voluntários”, comentou a devota.

A paróquia Nossa Senhora dos Remédios é a mais antiga igreja da arquidiocese de Manaus, está localizada na rua Leovegildo Coelho, 237, no coração do centro, em breve estará completando 138 anos. As missas são ao meio dia e 17h30 (exceto segunda-feira), aos sábados as 17h e aos domingos a celebração começa às 8h e 19h. Para finalizar os festejos da padroeira, será realizado um arraial na rua ao lado da paróquia nesse próximo domingo (11), com comidas típicas e um super bingo após a missa da noite.

Por Érico Pena – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

montagemremedios



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz