Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comemorações marcam mês de setembro na Casa de Apoio Frei Mario Monacelli

A Casa de Apoio Frei Mario Monacelli, localizada à rua Luiz Antony – Centro, esteve em festa, no último dia 4 de setembro, pois recebeu o arcebispo de Manaus e o Custódio dos Frades Capuchinhos do Amazonas e Roraima, Frei Carlo Maria, para a comemoração dos 11 anos de existência da Casa e do aniversário do responsável pela obra, Frei Aceme Leal. Na ocasião foi celebrada uma missa em ação de graças e ministrado o Sacramento do Crisma das jovens Gabriele, Vitória e Lara. Concelebraram Frei Moacir, Frei Ricardo, com o auxílio do diácono frei Felipe Gentil.
Desde 2005, esta casa tem objetivo de acolher, temporariamente, pessoas adultas vindas do interior do Estado do Amazonas e de outros estados, portadoras de HIV/AIDS, com necessidade de apoio moral, psicológico, social, acolhida, acompanhamento e adesão ao tratamento. Ela foi inaugurada pela Ir. Maria Vera Lúcia Oliveira, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, com ajuda da Arquidiocese de Manaus, que por uma causa sensível aceitou esta iniciativa devido a urgência e necessidade diante da epidemia de DST/AIDS no Amazonas. No dia 25 de setembro de 2010 foi reinaugurada com o nome de Casa de Apoio Frei Mário Monacelli, acontecimento que foi marcado com uma celebração Eucarística, presidida pelo então Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, com a presença dos frades Capuchinhos, algumas Irmãs, colaboradores e as pessoas que residem na casa.

Frei Aceme, acolheu a todos na alegria de celebrar estas datas tão importantes e poder receber o arcebispo de Manaus e os frades capuchinhos, principalmente o Custódio Frei Carlo.

Dom Sérgio, durante a homilia, proferiu algumas palavras às crismandas afirmando que o Espírito Santo nos é dado para que sejamos filhos de Deus, novos Cristos. Disse também que Deus vem em nosso auxílio através do Espírito Santo, dando-nos a sabedoria para conhecer a vontade Dele para as nossas vidas e fazendo-nos conhecer o que Ele quer de nós. Em seguida, houve o rito do Crisma, com a acendimento das velas das crismandas, seguida da renovação do batismo das mesmas e unção com o óleo do Crisma.
Frei Carlo, presidente da Casa de Apoio Frei Mário afirmou que Dom Sérgio mostra sempre seu coração de Pastor quando demonstra forte interesse por obras como esta que acolhem irmãos acometidos de câncer e de HIV/AIDS. Desejou que esta missão seja uma oportunidade de preencher de alegria e amor o coração dos que se doam pela casa e os enfermos que nela são acolhidos.

Frei Aceme, muito emocionado, recordou o saudoso Frei Mário Monacelli, missionário italiano que, antes de falecer em 30 de junho de 2008, visitou a casa e pediu para que nunca deixassem essa obra morrer. Ele acredita que o frade falecido tem intercedido a Deus pelas missões capuchinhas, em especial por esta obra que precisa de recursos para se manter e continuar acolhendo e ajudando tantos enfermos que precisam da assistência que a casa oferece. Agradeceu a todos que colaboram com esta obra como os benfeitores, a Congregação dos Frades Capuchinhos e a Pastoral da Saúde da Paróquia São Sebastião.

Por fim, o jovem Tiago, filho de uma senhora , já falecida, que ficou por muitos anos necessitando a assistência oferecida. Ele afirmou que quando conheceu a casa soube que sua mãe estava bem assistida e que a ajudava muito. “Sou grato por esta casa e por todos que aqui trabalham e ajudaram a minha mãe sempre que ela precisou. Também ao Frei Aceme pela preocupação que tem com quem reside na casa e seus familiares. Ele que já me ajudou quando eu precisei de uma palavra amiga”, declarou Tiago.

Ao final, foi inaugurado um quadro com a foto de frei Mário Monacelli que muito estimava o trabalho e certamente intercede pela obra. Em seguida, dando continuidade às comemorações, todos foram convidados para um almoço.
Esta obra conta com o apoio de benfeitores. Aos que quiserem conhecer e colaborar podem entrar em contato pelos números (92) 3622-2948

 

Por Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz