Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia N.S. das Graças comemora o aniversário de 90 anos de Pe. Pedro Gabriel

Pedra forte, bravo pescador de gente, testemunha viva da obra de Deus. Esses foram alguns adjetivos usados para caracterizar o querido Pe. Pedro Gabriel, que completou 90 anos nesta última quinta-feira (1/9) em grande estilo, com uma celebração toda especial organizada pela Paróquia Nossa Senhora das Graças e presidida pelos bispos Dom Mario Antônio, Dom José Albuquerque, e do arcebispo Dom Sérgio Castriani, que concelebraram junto com o pároco Mauro Cleto, e os padres Walter Borgesi, Zenildo Lima e Thiago Santos.

Nem precisa dizer que diante de uma data tão importante, a paróquia foi pequena para acolher toda comunidade se que fez presente para juntos celebrar mais um ano de vida deste ilustre aniversariante, considerado o padre mais idoso da Arquidiocese de Manaus. Segundo dona Maria Aparecida de Oliveira, sobrinha do padre e uma de suas cuidadoras, apesar de já estar “aposentado”, Pe. Pedro ainda recebe visitas em busca de conselhos. “Ele está um pouco debilitado, mas mesmo assim não deixa de exercer seu sagrado ofício e continua atendendo em casa aos fiéis que só se confessam com ele”, disse Aparecida.

De acordo com Cesar Augusto de Oliveira, jornalista e sobrinho do aniversariante, a vontade de ser padre vem desde criança, um sonho que se realizou em 1979 quando foi ordenado sacerdote. “Minha mãe é irmã dele e conta que quando eram crianças, eles brincavam de missa, ele era o padre e ela, junto com as outras irmãs, eram as beatas. É uma verdadeira vocação que vem desde pequeno. Ele foi pároco aqui de Nossa Senhora das Graças durante vários anos e fez muita coisa pela comunidade, só se afastou quando ficou doente com Alzheimer e Parkinson“, disse.

Durante a homilia, Dom Mario Antônio fez um verdadeiro discurso de agradecimento a um homem que serviu de exemplo de serviço a Deus e ao próximo. “Padre Pedro é exemplo de uma caminhada cristã que deu muitos frutos, hoje estamos aqui para lhe dar os parabéns por esses 90 anos de humildade e dedicação, de lágrimas e sorrisos, a uma pessoa que com apenas cinco anos já sentiu o chamado de Deus e, desde lá, estudou e avançou para águas mais profundas. Com a sua maneira única de ser, conseguiu realizar várias obras porque a vida toda foi um homem dedicado ao trabalho e está sempre atento a ajudar aqueles que mais precisa”, comentou Dom Mario.

Ao final da celebração, a comunidade em peso fez fila para demonstrar um pouco de carinho ao homem que por anos serviu a todos. E, em meio a fotos e abraços, padre Pedro acolhia a cada um com um singelo sorriso no rosto. Depois, todos foram convidados a irem até o salão paroquial, onde puderam cantar parabéns junto com o aniversariante e também desfrutar de um delicioso jantar.

Por Érico Pena – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

montagempeeudo



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz