LAUDATO SI Sobre o cuidado comum

Por: Pe. Geraldo F. Bendaham

 
Nossa alegria e esperança se renovam quando constatamos que existem iniciativas concretas em favor da casa comum, nosso Planeta.

No entanto, quando lemos atentamente a Encíclica Laudato Si, sobre a casa comum, do nosso querido Papa Francisco, nos sentimos questionados por suas palavras e nos damos contas que muito ainda precisa ser feito pelo bem do Planeta.

Basta pensar no lixo produzido por cada família, indústrias que não são reciclados e jogados nos rios, terrenos baldios ou até mesmo nas ruas das cidades. O mais grave é o lixo sólido e eletrônico quando descartado aleatoriamente.

Quando observamos as áreas verdes sendo invadidas e eliminadas, sejam pelas construções industriais, habitação residencial ou ocupações desordenadas, constata-se que precisamos mudar nossa postura com relação a natureza. Agimos como se a natureza fosse uma fonte inesgotável de exploração.

Imagine nossos rios, igarapés e Paranãs de nossa Amazônia, sufocados pela destruição humana. Somos vítimas das nossas próprias ações, quando contribuímos para o sofrimento do planeta.

Os megaprojetos governamentais com construções de grandes hidrelétricas têm trazido destruição da natureza e exterminado com culturas indígenas, caboclas e ribeirinha da Amazônia.

Por isso, nós da Amazônia, temos um grandíssimo compromisso com o Planeta! Vamos cultivar e preservar nossa casa comum, tendo em vista o presente e o futuro das gerações que precisam ter como herança um planeta bom para se viver

Para isso, tornar-se urgente cuidar do nosso Planeta e também das pessoas que o habitam. Cuidemos da natureza, pois ela faz parte de nossas vidas!

Portanto, Encíclica do Papa Francisco veio nos entusiasmar e confirmar que a nossa luta em favor da Amazônia não é em vão.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários