A fome de água na Amazônia

Por: Pe. Geraldo F. Bendaham
A fome de água potável na casa das famílias da região Amazônica é uma realidade. Não basta sermos a maior região do Brasil em abundância de água. É preciso termos acesso a água potável de qualidade em todas as casas da cidade e interior da região Norte.

A falta de acesso a água potável é tão grave em nossa região que o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com várias entidades e governos da região, está implantando no Norte tecnologias sociais para garantir água potável na Amazônia.

Somente no Pará o Governo Federal pretende gastar R$ 4,2 milhões para atender 800 mil famílias em nove municípios que não tem acesso a água potável de qualidade.

Serão atendidas também 500 famílias no Acre, 670 no Amazonas e no Amapá mais 500 famílias, totalizando um gasto de R$ 3 milhões.
Sabe-se que este projeto é para beneficiar famílias pobres de baixa renda que não tem como pagar pela água.
O mais ridículo deste projeto para Amazônia é que as famílias pobres vão beber água da chuva, enquanto olham para os rios e igarapés da Amazônia, abundantes em água. O projeto será implantado para captar água da chuva para o consumo e uso doméstico.

Como é de práxis não sabemos se fato os recursos chegarão aos destinatários e se os projetos serão realizados na totalidade a serviço dos que estão com fome de água potável.

O acesso básico à água é um direito fundamental político, econômico e social para os indivíduos e a coletividade, já que a segurança biológica, econômica e social de todos os seres humanos e de todas as comunidades humanas depende do gozo desse direito.

A água é um assunto urgente e que requer atenção.

Há hoje uma forte tensão entre aqueles que defendem que a água é um bem fundamental para a vida e um direito da humanidade. Outros, representam os interesses econômicos de grandes corporações capitalistas e acham que tudo pode ser comercializado. Os defensores da água como patrimônio comum são os movimentos sociais e as ong’s, as igrejas, que continuam como movimentos de resistências às consequências da economia neoliberal capitalista globalizada.

O sistema capitalista é predatório quando visa o lucro, por isso quer fazer da água um comércio sem fronteiras a exemplo de outros produtos. A intenção das grandes corporações é chegar a privatização total e plena do uso da água. No momento a água já é comercializada em pequena escala, com o controle do Estado. A luta para afirmar que a água não é mercadoria, contrapõe o interesse do mercado financeiro. As consequências da falta de água na vida de milhões de pessoas já é uma realidade que compromete o presente e o futuro das gerações.

Olhando para o contexto amazônico, parece um paradoxo afirmar que não há água para todos. Não é nenhuma especulação, é um fato real a falta ou a fome de água potável nas cidades da Amazônia.

Por padre Geraldo Ferreira Bendaham

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários