Procissão, missa e arraial finalizam os festejos da paróquia de Nossa Senhora da Glória

Foi com uma calorosa salva de palmas e cantos em honra a Maria Santíssima, que os fiéis recepcionaram a chegada da imagem de Nossa Senhora da Glória à igreja que leva o mesmo nome, após percorrer em procissão, algumas ruas próximas à paróquia. Mas nem mesmo o sobe e desce da caminhada tirou o gás dos devotos, que alegremente lotaram o recinto para participar da celebração, realizada na noite desta ultima segunda-feira (15/8), pelo padre Anselmo Mantovani em homenagem à Santa Padroeira.

A celebração marca o fim dos festejos a Nossa Senhora da Glória que começaram com o novenário no dia 04 até o dia 12, sempre as 19h, apresentando como tema: Maria, mãe da misericórdia. “Com o novenário demos inicio as homenagens à nossa padroeira e a cada dia, um dos grupos da nossa paróquia (catequese, terço dos homens, liturgia etc) era responsável por ministrar algum subtema”, explicou Rozileide Nascimento, secretária paroquial.

E, pelo o que pode-se perceber, todos os preparativos foram válidos e a comunidade mais uma vez compareceu em peso, participando e fazendo uma bonita festa em homenagem a Nossa Senhora da Glória que, além de todos os ritos comuns em uma celebração, ainda teve espaço para encenação teatral. “Quando o assunto é paróquia todas as pastorais se ajudam e apesar se só termos duas semanas de ensaio, tudo deu certo. O mais legal é que acabamos evangelizando as pessoas de fora da igreja que vieram ajudar durante os ensaios”, disse Gabriele Martins, membro da pastoral da catequese.

Durante a sua homilia, o pároco salientou o poder da intercessão que Maria tem junto aos seus filhos e a sua importância para o nascimento da igreja. “Uma igreja sem Maria não é igreja porque ela estava junto aos apóstolos no dia de pentecostes e também recebeu o Espirito Santo de Deus. Poi isso, ao longo da história, nós vemos como Maria intercede pelos seus filhos, como por exemplo na aparição de Guadalupe onde ajudou a unir na mesma fé os espanhóis e os índios. Hoje estamos aqui, para agradecer e pedir à virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Glória, que Deus nos abençoe e guarde de todos os males, que Ela possa olhar por todas as intenções de nossos corações, em especial por todos os desempregados e enfermos de nossa comunidade para que possam alcançar o que tanto desejam”.

Arraial comunitário

Se a noite começou com orações, louvores e cânticos realizados na procissão e na missa, após a celebração foi a vez da comunidade fechar as homenagens com chave de ouro e muita descontração no arraial, realizado na quadra em frente à paroquia, onde puderam degustar comidas típicas, assistir apresentação de danças e participar de bingos.

“Desde sábado estamos realizando esse arraial aqui na comunidade com a finalidade de arrecadar fundos com o intuito de realizar a reforma da rede elétrica da igreja”, explicou Nilson Matos, integrante do terço dos homens. Ao fim do festejo, um grande bolo doado para a festa da padroeira foi dividido com todos os participantes.