Peregrinos da Caravana da Fé participam de pré-congresso em preparação para o encontro nacional em Belém

Com o objetivo de prepararem-se para o XVII Congresso Eucar�stico Nacional, a ser realizado em Bel�m, de 15 a 21 de agosto, os peregrinos que seguir�o em caravana, de barco, pelos rios da Amaz�nia participaram nos dias 5 e 6 de agosto, do pr�-congresso promovido pela Pastoral do Turismo, no Centro de Forma��o da Arquidiocese de Manaus (Cefam).

Na oportunidade, houve momentos de intera��o, espiritualidade e palestras que abordaram os temas: “Sant�ssimo Sacramento: Adora��o e prepara��o” e “Sant�ssimo Sacramento: universalidade e unidade da Igreja”, proferidos pela Irm� Santina Perin, da congrega��o Imaculado Cora��o de Maria; “O mist�rio eucar�stico: uma abordagem lit�rgico-celebrativa”, pela Irm� Let�cia, da congrega��o Pias Disc�pulas do Divino Mestre; e “O mist�rio eucar�stico: uma abordagem moral”, pelo padre Jo�o Benedito, p�roco/reitor do Santu�rio S�o Jos�.

Regina Marques, da coordena��o da Caravana da F�, afirmou que o objetivo foi preparar os peregrinos para que aproveitem bem cada momento, seja na viagem, seja nos dias do congresso. ?O objetivo � que entrem em contato com o tema Eucaristia, antes de embarcarem, e al�m de entrem em comunh�o com os demais peregrinos. N�s os reunimos para prepar�-los para que entrem em sintonia e melhor aproveitem os momentos durante a viagem e o congresso nacional em Bel�m. N�o � um passeio, mas uma peregrina��o de f�?, destacou.

Sobre a programa��o durante o percurso at� Bel�m, Regina afirmou que haver� missa diariamente, ora��o do of�cio divino, ter�o da miseric�rdia, ora��o do Angelus. Os peregrinos tamb�m ter�o atividades formativas e de intera��o, como o balaio dos relacionamentos que reunir� grupos para tratar de determinados temas de interesse comum; din�micas; festa da amizade; balaio de talentos como m�sica, declama��o de poesias, dentre outro.

Os peregrinos embarcam no dia 13 de agosto, �s 15, e viajar�o quatro dias at� Bel�m e mais cinco dias para retornar � Manaus. Em Bel�m ficar�o de 17 a 21 de agosto.

A senhora Nerivan Martins, da Par�quia Sant�ssima Trindade e ministra extraordin�ria da Eucaristia h� 19 anos, afirmou que sua expectativa � vivenciar a f�. ?Ficou feliz pois vou passar uns dias vendo o caminho que Jesus fez, em uma conviv�ncia com a Eucaristia e estar junto com o povo. Ser� um momento de crescimento espiritual e ainda levarei uma cunhada que tamb�m vai experimentar essa espiritualidade. Como ministra sei que o foco � Jesus, e nessa caminhada pe�o sempre que Deus venha me iluminar nesse servi�o. Sempre participo das forma��es pois sei o valor que tem para um ser humano, um crist�o, deixando-o lapidado para que seja aquilo que � convidado a ser?, afirmou Nerivan.