Paróquia Santa Luzia comemora aniversário de ordenação sacerdotal de seu pároco

N�o fostes v�s que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi?, esse foi o lema sacerdotal que o padre Cairo Gama se prop�s seguir, quando disse SIM ao sacramento da ordem e, na noite desta �ltima ter�a-feira (2/8), a par�quia de Santa Luzia, localizada no bairro da matinha, realizou uma celebra��o eucar�stica especial, presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom S�rgio Castriani, para comemorar os quatro anos de ordena��o presbiteral do p�roco. Durante a missa tamb�m aconteceu o ritual de Admiss�o �s Ordens Sacras do seminarista Hilton Brito.

Todas as tr�s comunidades (Santa Luzia, S�o Luiz de Gonzaga e Nossa Senhora do Perp�tuo Socorro) fizeram-se presentes tornando a celebra��o ainda mais participativa e emocionante. Para o Pe. Cairo, que entre as suas caracter�sticas est�o o bom humor e a alegria, a homenagem � um reconhecimento a um trabalho que sempre foi feito com muito carinho e amor. ?Ser p�roco de Santa Luzia � uma gra�a, um dom e uma virtude. Nesses quatro anos de sacerd�cio a gente vai aprendendo muito com o outro, com a palavra de Deus, com o trabalho social voltado ao pobre e marginalizado, pois ser padre para mim � deixar ser podado e lapidado por Deus, � deixar a alegria contagiar com seu humor, ainda mais com um padre bonito e modesto como eu?, disse o padre sorrindo.

Dom S�rgio, tamb�m salientou a import�ncia que o padre tem para uma igreja e para a comunidade e comparou a nossa vida com a caminhada de Pedro sobre as �guas, pois muitas vezes sentimos que algo falta debaixo de nossos p�s e pedimos a salva��o de Deus, � exatamente nesse momento que Deus nos ouve e envia seu mensageiro. ?Deus � nosso Deus e n�s somos o seu povo que jamais ficar� desamparado. O padre � um homem de Deus, um homem de vida e de esperan�a, que tem ouvidos para escutar o clamor e se comprometer com a vida do pr�ximo, e � muito dif�cil encontrar pessoas que se importam com as outras, pois isso � uma atitude de miseric�rdia que os padres, como mensageiros da palavras de Deus, t�m?, comentou o arcebispo.

Admiss�o �s Ordens Sacras

?Rezem pelas nossas voca��es e caminhada?. Esse foi o pedido do seminarista Hilton Brito que, durante a celebra��o, estava visivelmente emocionado ap�s a admiss�o �s Ordens Sacras. ?Nessas horas as palavras at� fogem da nossa mente, mas acompanhando de perto o trabalho realizado pelo Pe. Cairo e outros, a gente ver que n�o � f�cil e precisamos tamb�m de muita ora��o para, juntamente com os padres, di�conos e ministros, conseguitmos fazer a obra de Deus?, concluiu Hilton

Em rela��o � Admiss�o, o Ritual Romano afirma que, ?aqueles que aspiram ao Diaconato e ao Presbiterado manifestam publicamente essa sua vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem sacra. A Igreja, recebendo esta obla��o, os escolhe e chama, a fim de que se preparem para a recep��o da Ordem sacra a que aspiram, e, dessa forma, s�o oficialmente agregados aos candidatos ao diaconato e presbiterato?.

Homenagem e comemora��o

O casal Ivana e Sebasti�o Freitas jamais imaginaram que iam terminar a noite com uma ben��o especial diante dos filhos, netos e de toda a comunidade, vinda do pr�prio Arcebispo de Manaus pela passagem dos 39 anos de casamento. ?Foi uma atitude muito nobre do nosso querido bispo e de toda a comunidade que nos acolheu de bra�os abertos pois a nossa par�quia n�o � aqui, viemos apenas prestigiar e acabamos sendo presenteados?, comentou o alegre casal.

E, do lado de fora, a comemora��o continuou na quadra da igreja, onde os paroquianos organizaram uma esp�cie de ?jantar surpresa? para o Pe. Cairo e o seminarista Hilton. Claro que a comunidade aproveitou a oportunidade para presente�-los e mostrar todo o seu carinho. Em seguida, foi a vez de se deliciarem com o delicioso Buffet e, para finalizar a confraterniza��o, foram exibidas no tel�o algumas fotos do padre com seus paroquianos em algumas momentos de lazer causando uma descontra��o total.