Frades Capuchinhos celebram o VIII Centenário do Perdão de Assis

Fi�is devotos de S�o Francisco festejaram na �ltima ter�a-feira (2/8) o VIII Centen�rio do Perd�o de Assis, em solenidade ocorrida na Igreja S�o Sebasti�o, situada � rua 10 de Julho ? Centro de Manaus, presidida pelo bispo auxiliar Dom Jos� Albuquerque e concelebrada pelo p�roco Frei Sebasti�o Fernandes; pelo ministro da Prov�ncia dos Capuchinhos de S�o Paulo, o frei Carlos Silva; auxiliados pelo di�cono Frei Felipe Gentil.

Em todo o mundo os frades franciscanos comemoram essa data que simboliza o perd�o que o Deus de amor nos d�, por meio da intercess�o de S�o Francisco de Assis que desejou intensamente mandar todos para o para�so, por isso pediu e obteve a indulg�ncia do perd�o pra si e para todos que desejam e cumprem as exig�ncias para ganhar tal gra�a desde 1216. Trata-se de uma celebra��o da miseric�rdia, momento em que a Ordem Franciscana celebra a festa da Porci�ncula (lugar predileto de S�o Francisco), uma pequenina capela, verdadeiro ber�o da fam�lia franciscana, que se encontra atualmente dentro da grande bas�lica de Nossa Senhora dos Anjos, na plan�cie de Assis.

Segundo o p�roco, frei Sebasti�o Fernandes, inicialmente o perd�o de Assis era dado a quem fosse at� a Igreja de Santa Maria da Porci�ncula, em Assis. � quando se lucra a indulg�ncia que S�o Francisco pediu ao Papa Hon�rio III, em 1216, pois queria que todas as pessoas que fossem � Porci�ncula recebessem a indulg�ncia. S�o Francisco pediu isso porque n�o queria que nenhuma pessoa ficasse sem a indulg�ncia, queria que fosse universal e quando o papa perguntou o motivo e ele respondeu: ?Porque quero mandar todos para o C�u?.

Dom Jos�, durante a homilia, disse aos presentes que S�o Francisco confiava na miseric�rdia de Deus por isso pediu ao papa essa indulg�ncia que perpassa 800 anos. “� com o mesmo desejo de sermos perdoados que estamos aqui ouvindo a palavra de Deus, renovando a nossa f�, tomando consci�ncia de que somos seguidores de Jesus, por�m fracos e pecadores. Mas que bom que podemos nos encontrar como Igreja com esse Deus que tanto nos ama e acredita na humanidade. Hoje queremos proclamar a sua miseric�rdia, esse grande milagre da convers�o que foi pedido para todos n�s. � o amor de Deus que vem ao nosso encontro. Basta a gente pedir e acreditar, seguindo o bonito testemunho de S�o Francisco que se recolhe na ora��o e acredita que Deus est� conosco, rezando pelas nossas necessidades, mas tamb�m pelo mundo inteiro”, destacou Dom Jos�.

Frei Sebasti�o explicou que para lucrar a indulg�ncia plen�ria, perd�o das penas temporais devidas pelos seus pecados ou de um fiel defunto, atrav�s do Perd�o de Assis, deve-se ir no dia 2 de agosto, a qualquer igreja franciscana do mundo, confessar-se, comungar Cristo Eucar�stico e fazer uma ora��o pelas inten��es do Papa.

Conhe�a mais sobre o Perd�o de Assis no link http://www.franciscanos.org.br/?p=19244