Instalada a nova Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia e empossado seu primeiro pároco

No dia 13 de março, às 10 horas, o arcebispo de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani realizou, durante uma celebração eucarística, a instalação da mais nova área missionária chamada Nossa Senhora da Amazônia, a quarta instalada na sua erudição, pelo decreto de criação lavrada na Cúria Arquidiocesana de Manaus, no livro 14, folha 22, nº661, no dia 9 de dezembro de 2015. Ela fica localizada na Avenida Cerina Souto – Itapuranga IV, Conjunto Alpha Ville, no bairro Ponta Negra, Setor 4/Alvorada. Na oportunidade, empossou o primeiro pároco, o padre Reneu Pegararo Stefanello, da Sociedade do Apostolado Católico – Palotino (SAC). A solenidade contou com a participação de mais de 250 fiéis.
Durante a homilia de Dom Sérgio relembrou que no início da quaresma nós fizemos um pedido de que ao longo desta quaresma progridamos no conhecimento de Jesus Cristo. “O pedido era de que o tempo nos faça conhecê-lo para amá-lo mais, para servi-lo, para que nossa vida seja transformada por Ele. No quinto domingo da quaresma, chegando ao final desta caminhada, as leituras falam do conhecimento de Jesus. Paulo disse que a vantagem suprema da vida dele, que a Fé consiste em conhecer a Jesus Cristo que é a parte mais importante da vida, a parte suprema da vida. Na segunda leitura disse que a fé consiste em conhecer Jesus e experimentar a força da sua ressureição, ficar em comunhão com o seu sofrimento e sofrer o sofrimento do outro, e isso nos faz entrar em comunhão com Cristo”, disse o arcebispo.
Dom Sérgio destacou a importância da criação da Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia, com a comunidade pastoral da igreja de evangelização, e destacou: “Para que serve este santuário? O que a gente quer encontrar nas igrejas? As pessoas que vem aqui querem encontrar o quê? A bula em que o Papa Francisco convocou o Ano da Misericórdia diz que todas as estruturas da Igreja devem ser oásis de misericórdia. Quando alguém procura a Igreja, seja a secretária paroquial, seja uma área missionária, seja um padre ou quem for, deve encontrar oásis de misericórdia, lugar de amor, lugar de carinho, de ser recebido como uma festa. Infelizmente não é sempre assim. A área missionária é um lugar de misericórdia de Deus, sobretudo no olhar da mãe de ternura. A Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia deve ser este lugar. A função do padre é isso também, senhor da misericórdia, da missa, dos sacramentos, da Eucaristia, da reconciliação. Que cada um de nós seja uma pessoa misericordiosa capaz de sofrer junto, ser solidário, estar em comunhão com o sofrimento de Cristo que nos levar a estar em comunhão com o sofrimento dos outros”, disse o arcebispo.
Em seguida, houve o momento solene de posse do padre Reneu Pegararo Stefanello (SAC), primeiro pároco da área missionária. Primeiro foi lida a provisão de posse, lavrada e passada na Cúria Metropolitana onde consta que o novo padre deve exerce com alegria, disponibilidade e doação o múnus de anunciar a Palavra de Deus, de santificar os fiéis pelos sacramentos, sobretudo pela Eucaristia e governar a comunidade paroquial. O padre fez diante do bispo a renovação das promessas sacerdotais e depois Dom Sérgio fez a entrega da estola sacerdotal, símbolo do serviço; da chave da igreja que guarda o sacrário (não tem chave) , a riqueza da igreja, o pão consagrado, que é guardado depois da celebração; também recebeu o livro das leituras, do Evangelho, para que seja um homem da Palavra e de palavra, dedicando sua vida na meditação, na escuta da palavra de Deus, para poder anunciar e fazer da palavra a sua vida, sua razão de ser para o povo de Deus.
Ao final, o casal da comunidade leu o decreto da criação da ata da erudição da nova área missionária Nossa Senhora da Amazônia.
O padre Reneu Stefanello, agradeceu a presença de Dom Sérgio e pela confiança dada a ele e aos fiéis que nunca desaminaram. Como forma de oração e agradecimento ao arcebispo foi cantado o hino de Nossa Senhora da Amazônia pelo seu autor, o compositor amazonense, Celdo Braga. Causando grande emoção aos presente.
A Igreja Nossa Senhora da Amazônia
Fazendo memória da criação da Igreja Nossa Senhora da Amazônia, no dia 3 de novembro de 2010, quando a família Loureiro repassou, por escritura pública, um terreno de 11.701m2, localizado na Rua Celina Souto, Loteamento Itapuranga IV (Alphaville), a 200 metros da Av. do Turismo, onde foi edificado o Santuário.
O pároco
Pe. Reneu Stefanello nasceu no dia 4 de novembro de 1947, em Nova Palha – Novo Paraíso, no Rio Grande do Sul (RS). Fez seus votos de ordenação no dia 20 de dezembro de 1975, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria – RS.

Por Francilma Grana
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus