Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Portal ACrítica – Convidado pelo Papa Francisco, dom Sérgio Castriani participa de reunião no Vaticano – 16/9/2015

Disponível em http://www.acritica.com/channels/manaus/news/convidado-pelo-papa-francisco-dom-sergio-castriani-participa-de-reuniao-no-vaticano

Convidado pelo Papa Francisco, dom Sérgio Castriani participa de reunião no Vaticano

Arcebispo Metropolitano de Manaus vai participar do sínodo dos bispos, a mais alta reunião de religiosos em Roma 16/09/2015 às 10:13
Show 1

 

Arcebispo de Manaus será um dos 11 bispos e cardeais brasileiros que vão participar das discussões com Francisco

Augusto Costa

Único representante da Região Norte, o arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, vai compor a delegação de 11 bispos do Brasil que vão participar da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 4 a 25 de outubro na cidade-Estado do Vaticano em Roma (Itália).

O tema dos debates deste ano é voltado para a família e vai falar sobre “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no Mundo Contemporâneo”. Convidado pelo Papa Francisco, dom Sérgio Castriani vai participar pela primeira vez do Sínodo, que no grego significa “caminhar juntos” e vai reunir mais de 200 pessoas entre cardeias e bispos da igreja Católica de todos os países do mundo.

Segundo dom Sérgio, o evento na cidade do Vaticano será uma excelente oportunidade para tratar de temas relevantes que afligem as famílias brasileiras, entre eles o abuso sexual de crianças e o tráfico de pessoas, prática criminosa que tem crescido no Brasil.

“O objetivo desta Assembleia é que a igreja Católica possa avaliar os desafios da família no evangelismo, na beleza do matrimônio. A família é o primeiro lugar onde nós aprendemos a viver. A participação dos bispos brasileiros pode acrescentar muito para a sociedade. Vamos adquirir mais experiência pastoral. Os movimentos familiares no nosso País são muito antigos”, avaliou Castriani.

Ele disse que outro tema envolvendo a família que será debatido no Vaticano é o drama dos refugiados que estão fugindo da Síria é de outros países em conflitos para a Europa. “

“Sim, vamos falar da imigração, desemprego, pornografia entre outros temas nocivos à sociedade é que atingem a família. Eu vou palestrar sobre dois temas relevantes que afligem as famílias brasileiras: o abuso sexual de crianças e o tráfico de pessoas e desaparecimento de crianças que tem crescido no Brasil”, afirmou o Arcebispo.

Há dois anos na função de arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, 61, tem mais de 35 anos de experiência missionária atuando com as famílias ribeirinhas na Amazônia, ele acredita que todo esse conhecimento da realidade das famílias da região Norte, contribuiram para ter sido convidado pelo Papa Francisco para ir ao Vaticano.

“É a primeira vez que participo do Sínodo com o Papa Francisco. Já havia me encontrado com ele no santuário de Aparecida, mas em Roma é a primeira vez. Será uma experiência única e inesquecível”, complementou.

Reunião

Bispos do Amazonas e Roraima participaram ontem da 43ª Assembleia Regional da CNBB, Norte 1, na sede da Maromba na Avenida Djalma Batista. O tema de ontem foi: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz