Frei Alex Assunção toma posse como novo pároco da Área Missionária Santa Catarina de Sena

Na noite de domingo 8 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, deu posse ao presbítero Frei Alex Assunção da Silva (OFM) como pároco da Área Missionária Santa Catarina de Sena. A celebração foi realizada na igreja da comunidade de Santa Catarina de Sena (uma das sete comunidades eclesiais que compõe a Área Missionária), localizada na Rua Álvaro Bandeira de Melo, 155 – Conj. Petrópolis, e que pertence ao Setor Santa Rita de Cássia da Arquidiocese de Manaus.

Concelebrando junto à Dom Sérgio estava o Frei Manoel, antigo pároco responsável pela área missionária que, assim como toda a comunidade, deu as boas vindas ao seu sucessor e não escondia a alegria de ter um irmão de congregação dando continuidade ao seu trabalho religioso. “Aqui temos um povo muito amado e querido, estamos muito felizes como esse “reforço de peso” que hoje, no dia da Epifania do Senhor, acolhemos com todo carinho em nossa área missionária que está em festa com a posse do novo padre, pedimos a Deus que abençoe nessa sua nova missão e caminhada”, disse.

Outro presbítero que fez questão de dar as boas vindas ao Frei Alex, foi o padre Danival Lopes, coordenador do setor, que tratou logo de expor, de forma bem humorada, um pouco da realidade que o novo pároco vai enfrentar. “Ao ser empossado, você faz parte do clero de Manaus, o que significa que você não pode faltar as procissões e nem deixar de participar do Pentecostes, fora as reuniões do setor uma vez ao mês. Mas tirando as brincadeiras, seja bem-vindo a esta igreja tão bonita, tão profética e tão missionária. Que o teu ministério seja cheio de luz e que você se sinta feliz junto com esse povo que tanto te espera”, comentou em tom empolgado.

De jeito simples, sorriso largo e olhar sereno, o novo pároco é proveniente de Monte Alegre (PA), onde atuou como pároco durante seis anos. Antes disso porém, foi pároco em uma cidade de Santarém e até passou por uma experiência internacional nos Estados Unidos, onde trabalhou em Chigado durante três anos como Procurador das missões. Recentemente chegado a Manaus, Frei Alex agradeceu a calorosa recepção dada pela comunidade e disse estar pronto para ser UM com as pastorais sociais, grupos e forças vivas que compõem a Arquidiocese de Manaus.

Obrigado a todos pela presença e pela acolhida, pois sei que tem pessoas de outros setores e até mesmo de outras cidades. Agradeço à Dom Sérgio pelo seu gesto paterno e fraterno. Aqui, diante de todos os paroquianos, amigos e parentes, eu renovo meu compromisso de caminhar em unidade com vocês, com toda a Arquidiocese de Manaus. Eu sei o quanto é difícil as mudanças, mas estou aqui para servir com todos vocês para sermos uma igreja em comunhão, caminhando unidos nos bons momentos e também nos momentos de decepções e tristeza, mas peço a todos vocês que rezem por mim e para que a nossa Mãe Imaculada nos faça ter um coração semelhante à do vosso filho”, disse o Frei.